sábado, 17 de maio de 2014

Projeto

A Importância de trabalhar com Projetos
Para o professor é fundamental obter táticas para aplicar atividades para os alunos.
Trabalhar com projetos ajuda no desenvolvimento do aluno em vários aspectos e também ajuda o professor na hora da avaliação. A proposta de trabalhar com projetos se adéqua nas series de ensino fundamental, onde o aluno já tem a capacidade de junto ao professor escolher o tema que será trabalhado durante o ano letivo, podem ser utilizados temas da atualidade como: política, aquecimento global, preservação do meio ambiente, dentre outros.
Pode ser utilizadas atividades de ciências, como, elaborar uma receita de bolo, fazendo o passo a passo com os alunos e depois pedir para que os alunos elaborem um texto sobre o que foi realizado na aula, com isso o professor pode avaliar a escrita a gramática, como está o nível de raciocínio do aluno, entre outros.
É importante trabalhar com projetos, pois propicia ao professor e ao aluno benefícios como desenvolvimento pessoal, intelectual e de convivência, porém o professor deve elaborar com bastante cuidado para que não saia do contexto.


PROJETO: BRINCANDO NA ARCA DE NOÉ (VINICIUS DE MORAES)

Público Alvo: 6 e 7 anos
Séries: 1° e 2° anos
Tempo estimado para execução: 1(um) mês
Período: Abril
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História.

JUSTIFICATIVA:
Introduzir o prazer pela leitura implica em ler o mundo. O papel social pela leitura deve estar na prática pedagógica, o contato com esse tipo de obra pode oferecer bem mais que o universo ficcional, traz um mundo de riquezas culturais, onde a poesia traz novas dimensões para o leitor e pode ser usado na Alfabetização por estimular a criança nas descobertas das letras e sílabas.
O projeto “Brincando na arca de Noé com Vinicius de Moraes”, pretende um espaço para a exploração da linguagem poética, tornando nossa sala de aula um espaço encantador de trocas, afeto mútuo, fantasias, imaginação e cidadania.
Este projeto tem como finalidade principal de despertar na criança no período da Alfabetização o prazer pela leitura.
OBJETIVOS:
·         Adquirir o gosto pela poesia por meio da leitura de imagens;
·         Conhecer a biografia de Vinicius de Moraes e sua obra “A Arca de Noé”;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Relacionar elementos da poesia com outros eixos de habilidades;
·         Reconhecer diferentes animais;
·         Trabalhar com ficha técnica;
·         Conhecer o Rio de Janeiro, cidade natal de Vinicius de Moraes;
·         Trabalhar com a história dos Dinossauros.
CONTEÚDO:
·         Interpretação oral
·         Leitura de imagem
·         Leitura do poema “As Borboletas”
·         Biografia de Vinicius de Moraes
·         Conhecer geograficamente o Rio de Janeiro
·         Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
·         História dos Dinossauros

DESENVOLVIMENTO:
·         Confecção da Arca de Noé
·         Apresentação da vida e obra “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes
·         Audição das músicas do CD “Arca de Noé” de Vinicius de Moraes e Toquinho
·         Utilização de poesias do livro “A Arca de Noé” para conteúdos interdisciplinares
·         Construção de animais: Origami, Fantoches de palitos, Sucatas, Cartazes com recortes e colagem
·         Aplicação da dinâmica dos sons dos animais
·         Contação de histórias com recursos dos fantoches de palitos, livros, vídeos, audição de CD e dedoches
·         Realização de brincadeiras: Senhor caçador, Coelhinho sai da toca, Seu lobo está?, Elefante colorido, Corre cutia...etc.

MATERIAL:
·         Papel Lumi paper, pardo, cartolina e Collor set;
·         Palitos;
·         Sucatas;
·         E.V.A.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua. O desenvolvimento dos alunos será acompanhado em todas as etapas do projeto, considerando o interesse, participação e valorização das criações individuais e coletivas.

PRODUTO FINAL:
Apresentação de uma das músicas do CD (escolhida pelas crianças) com a presença dos pais para prestigiarem a apresentação de seus filhos.
Exposição de ficha técnica dos animais trabalhados.

PLANO DE AULA

ALUNOS ATENDIDOS: 1° e 2° ano do Fundamental
PERÍODO: Abril
DURAÇÂO: Uma Semana

OBJETIVO:
·          Trabalhar com o livro “Brincando na Arca de Noé” de Vinícius de Moraes;
·          Desenvolver a consciência da importância da Leitura;
·          Identificar Rimas;
·          Trabalhar com Biografia;
·          Trabalhar com a história do Rio de Janeiro;
·          Trabalhar ficha técnica;
·          Desenvolver o vocabulário;
·          Trabalhar com poesia e poemas.
DESENVOLVIMENTO:
·         Atividades de rodinha;
·         Atividades de coordenação motora;
·         Leitura da biografia de Vinícius de Moraes;
·         Leitura da história do Rio do Janeiro;
·         Atividades com jornais e revistas;
·         Oficina: Confecção de ficha técnica e painéis;
·         Trabalhar com poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.

POEMA:  AS BORBOLETAS (Vinicius de Moraes)
Brancas, Azuis, Amarelas e Pretas
Brincam na luz, as belas borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e Francas

Borboletas azuis
Gostam muito de luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

E as pretas então
Oh! Que escuridão.
(O professor (a) escreve o poema no mural ou em folha de papel Kraft e lê várias vezes.)
PERGUNTAR AOS ALUNOS:
Ø  Qual a cor que não aparece na poesia?
Ø  O que essa cor representa?
Ø  E as cores das borboletas?

PLANO DE AULA
Público Alvo
Ø  Crianças de 6 a 7 anos. Ensino Fundamental I.
Perfil da turma
Ø  30 alunos, sendo, 14 meninas e 16 meninos.
Ø  Com faixa etária de 6 anos;
Ø  Diversidade de raça e culturas.
Características da escola
Ø  Escola pública.
Ø  Capacidade para 450 alunos.
Ø  No entanto atende 550 crianças.
Ø  Serve 2 refeições por dia.
Características da comunidade:
Ø  Comunidade de baixa renda;
Ø  Sendo que 50% estão abaixo da linha da pobreza.
Ø  Cercada de violência, devido à presença de traficantes.
Ø  Localizada no Jardim Mutinga, Cidade de Barueri, SP.

TEMA: “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.
Roda de Conversa
Ø  Trabalhar o Poema.
Ø  Ler a Biografia de Vinícius de Moraes
Ø  Ler a história do Rio de Janeiro
Segunda-feira
Painel do Poema
·         Ler o Poema “AS BORBOLETAS”
·         Explicar o que são Rimas
·         Fazer Painel
Terça-feira
Construir um mapa do Rio de Janeiro
·         Contar a história do Rio de Janeiro
·         Explicar que o autor do poema nasceu no Rio de Janeiro
·         Explicar o que é um mapa
·         Construir o mapa com os alunos
Quarta-feira
Construir um painel com a Biografia de Vinícius de Moraes
·         Ler a Biografia
·         Explicar o que é uma biografia.
·         Apresentar fotos de Vinícius de Moraes.
·         Fazer um painel da Biografia com os alunos.
Quinta-feira
Trabalhar com as Rimas
·         Ler o Poema
·         Mostrar as rimas
·         Pedir aos alunos que façam algumas rimas
·         Fazer um mural para expor para os pais
Sexta-feira
Relembrar tudo o que foi trabalhado
·         Fazer uma exposição com todos os trabalhinhos
·         Fazer os alunos contarem o que se lembram das aulas

JUSTIFICATIVA:
Esse tipo de aula tem como função ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, conhecer a literatura, conhecer outro estado e a biografia do autor do livro “Brincando na Arca de Noé.

MATERIAL DIDÁTICO:
Ø  Papel cartão;
Ø  Sulfites;
Ø  Cartolina;
Ø  EVA preto, branco, azul e amarelo.

AVALIAÇÂO:
Avaliaremos o desenvolvimento das crianças com relação as tarefas propostas, o comportamento para trabalhar em grupo, o interesse durante a roda da conversa e também a atenção para ouvir a explicação da professora e responder ao que lhe foi proposto.





BIBLIOGRAFIA:
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, PLT- Aprendizagem Baseada em Projeto MORAES, Vinícius. Brincando na Arca de Noé.

Filme

Sinopse/Filme: Escritores da Liberdade

     No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustrações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.
Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

Ficha Técnica:
Titulo Original: Freedom Writer
Pais de Origem: Alemanha/ EUA
Gênero: DRAMA
Classificação etária: Livre
Tempo de duração: 122 minutos

Ano de lançamento:2007


Direção:Richard LaGravenese

Por Lidia Maria Kroth

Até que ponto estará o professor realmente consciente do seu papel, dos seus direitos, deveres, responsabilidades e atividades inerentes à função?
A consciência de si, e da realidade concreta que o cerca, o conhecimento de seu papel frente a esta realidade, vão dar validade e significação à história do homem. No entanto, o homem nasce dentro de um mundo já interpretado e criado. Este fato propicia uma certa alienação e despreocupação com a análise e reflexão deste mundo.
Segundo Heloisa Lück  (1982), “o homem se torna acrítico, mais receptor que transmissor, mais paciente que agente. É necessário interferir neste contexto. Sendo assim, cabe à educação estimular e promover a formação da consciência, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreensão de seu relacionamento com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade.

Filmes sugeridos: escola da vida, bicho de sete cabeças(indicado para aluno do ensino médio.
Site e blogs sugeridos: educação. uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/historia-geral-diario-de-anne-frank.html.
.contribuiçõesparaprofessores.blogspot.com.BR
.ideiacriativaencinofundamental1.blogspot.com.br/atividades pedagógicas.
.pedagogia.com.br artigo/wwwpedagogia.com
amigadapedagogia.educação e tudo

Bibliografia: amigadapedagogia.blogspot.com.br,cineaprendizagem.blogspot.com.br/210/10/escritores-da-liberdade.html,pt.wikipedia.org/wiki/Freedom-writers,contribuiçõesparaprofessres.blogspot.com.br,imagem-cinemahistoriaeducacao.wordpres...,japansecritterfily.blogspot,com

Aula Fora

As aulas realizadas fora da sala são importantes para o desenvolvimento da criança, ajuda-o a se expressar melhor, participar da aula, a expor suas opiniões. E para o professor a avaliação dessas crianças fica mais detalhada, pois ele passa a conhecer hábitos e expressões que a criança não expunha em sala de aula.
Aula Fora também tira aquele peso que a criança sente ao assistir aulas dentro de sala. A aula fica mais dinâmica quando o aluno participa. Temos abaixo um vídeo sobre Aula lá Fora criada nas escolas de Santo André-SP, fala sobre a PIPA é muito interessante o que as crianças conseguem descobrir e tornar a aula produtiva através do conhecimento da pipa.

Segue link para que possam acessar:  
https://www.youtube.com/watch?v=R2bmjZ8KFE0&noredirect=1

Fotos:

Fonte: http://professorelizeu-geografia.blogspot.com.br/2010/09/dia-de-soltar-pipa-na-aula-de-geografia.html

Artes

Como trabalhar a Arte Contemporânea com os alunos do Ensino Fundamental?

Uma boa maneira de introduzir o assunto é permitir que as crianças tenham contato com produções de artistas contemporâneos. Depois disso, podem-se desenvolver discussões sobre o que cada obra comunica, estimulando-as a formular hipóteses que digam respeito às idéias que os artistas quiseram apresentar com seus trabalhos. Após as primeiras impressões, é fundamental estudar as possibilidades de compreensão da obra: procedimentos empregados, materiais utilizados, elementos constitutivos, poética e conceitos. Ao mesmo tempo, é essencial propor laboratórios de criação com desafios nos quais os alunos experimentem a linguagem que os artistas estudados já utilizaram, encontrando espaço para a expressão pessoal. O ideal é orientar a turma para que perceba os conteúdos e as singularidades das obras, buscando trazer a inquietude que há nelas. Não adianta querer classificá-las, já que as modalidades da arte atual não têm características delimitadas nem uma linha divisória tão clara quanto às de épocas anteriores, o que dificulta essa tentativa.














OLHAR E REFLETIR  O contato com a arte permite que os alunos relacionem conteúdos


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É interessante apresentar de artistas como:
Leonardo da Vinci
Um dos mais completos artistas renascentistas, Leonardo da Vinci nasceu no dia 15 de abril de 1452, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa, à direita do Rio Arno.

Uma das suas obras mais conhecidas é a Monalisa.
 
Monalisa ( ou La Gioconda) é uma famosissim aobra de arte feita pelo italiano Leonardo da Vinci. O quadro no qual foi utilizada a técnica do sfumato, retrata a figura de uma mulher com sorriso tímido e uma expressão introspectiva.
Em 1516, Leonardo da Vinci levou a obra da Itália para a França, quando foi trabalhar na corte do rei Francisco I, o qual teria comprado o quadro. Depois disso, a obra passou por várias mãos, chegando até mesmo a ser roubada. Napoleão Bonaparte, por exemplo, tomou a obra para si.
Em 1911, a obra foi roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia, que a levou novamente para a Itália. Peruggia pensava que Napoleão havia tomado o quadro da Itália e levado para a França, assim desejou levar novamente a obra para sua terra natal. Umas das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco Del Giacondo, um comerciante de Florença. Outros afirmam que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos.
Para Lillian Schwartz, cientista dos laboratórios Bell, Mona lisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci.

Candido Portinari
Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962). Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. Um do temas preferidos do artista foram as pipas. O quadro "Pipas" foi pintado em 1941.