sábado, 17 de maio de 2014

Filme

Sinopse/Filme: Escritores da Liberdade

     No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustrações.
Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.
Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.
Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.
Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

Ficha Técnica:
Titulo Original: Freedom Writer
Pais de Origem: Alemanha/ EUA
Gênero: DRAMA
Classificação etária: Livre
Tempo de duração: 122 minutos

Ano de lançamento:2007


Direção:Richard LaGravenese

Por Lidia Maria Kroth

Até que ponto estará o professor realmente consciente do seu papel, dos seus direitos, deveres, responsabilidades e atividades inerentes à função?
A consciência de si, e da realidade concreta que o cerca, o conhecimento de seu papel frente a esta realidade, vão dar validade e significação à história do homem. No entanto, o homem nasce dentro de um mundo já interpretado e criado. Este fato propicia uma certa alienação e despreocupação com a análise e reflexão deste mundo.
Segundo Heloisa Lück  (1982), “o homem se torna acrítico, mais receptor que transmissor, mais paciente que agente. É necessário interferir neste contexto. Sendo assim, cabe à educação estimular e promover a formação da consciência, ou seja, estabelecimento de identidade pessoal do homem e compreensão de seu relacionamento com o mundo. Este processo não pode ser considerado acabado e sim entendido como dinâmico e um constante “dever ser”. Deve despojar-se de preconceitos e subjetividade.

Filmes sugeridos: escola da vida, bicho de sete cabeças(indicado para aluno do ensino médio.
Site e blogs sugeridos: educação. uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/historia-geral-diario-de-anne-frank.html.
.contribuiçõesparaprofessores.blogspot.com.BR
.ideiacriativaencinofundamental1.blogspot.com.br/atividades pedagógicas.
.pedagogia.com.br artigo/wwwpedagogia.com
amigadapedagogia.educação e tudo

Bibliografia: amigadapedagogia.blogspot.com.br,cineaprendizagem.blogspot.com.br/210/10/escritores-da-liberdade.html,pt.wikipedia.org/wiki/Freedom-writers,contribuiçõesparaprofessres.blogspot.com.br,imagem-cinemahistoriaeducacao.wordpres...,japansecritterfily.blogspot,com

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