A Importância de trabalhar com Projetos
Para o professor é fundamental obter táticas para aplicar atividades para os alunos.
Trabalhar com projetos ajuda no desenvolvimento do aluno em vários aspectos e também ajuda o professor na hora da avaliação. A proposta de trabalhar com projetos se adéqua nas series de ensino fundamental, onde o aluno já tem a capacidade de junto ao professor escolher o tema que será trabalhado durante o ano letivo, podem ser utilizados temas da atualidade como: política, aquecimento global, preservação do meio ambiente, dentre outros.
Pode ser utilizadas atividades de ciências, como, elaborar uma receita de bolo, fazendo o passo a passo com os alunos e depois pedir para que os alunos elaborem um texto sobre o que foi realizado na aula, com isso o professor pode avaliar a escrita a gramática, como está o nível de raciocínio do aluno, entre outros.
É importante trabalhar com projetos, pois propicia ao professor e ao aluno benefícios como desenvolvimento pessoal, intelectual e de convivência, porém o professor deve elaborar com bastante cuidado para que não saia do contexto.
PROJETO: BRINCANDO NA ARCA DE NOÉ (VINICIUS DE MORAES)
Público Alvo: 6 e 7 anos
Séries: 1° e 2° anos
Tempo estimado para execução: 1(um) mês
Período: Abril
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História.
JUSTIFICATIVA:
Introduzir o prazer pela leitura implica em ler o mundo. O papel social pela leitura deve estar na prática pedagógica, o contato com esse tipo de obra pode oferecer bem mais que o universo ficcional, traz um mundo de riquezas culturais, onde a poesia traz novas dimensões para o leitor e pode ser usado na Alfabetização por estimular a criança nas descobertas das letras e sílabas.
O projeto “Brincando na arca de Noé com Vinicius de Moraes”, pretende um espaço para a exploração da linguagem poética, tornando nossa sala de aula um espaço encantador de trocas, afeto mútuo, fantasias, imaginação e cidadania.
Este projeto tem como finalidade principal de despertar na criança no período da Alfabetização o prazer pela leitura.
OBJETIVOS:
· Adquirir o gosto pela poesia por meio da leitura de imagens;
· Conhecer a biografia de Vinicius de Moraes e sua obra “A Arca de Noé”;
· Ampliar o vocabulário;
· Relacionar elementos da poesia com outros eixos de habilidades;
· Reconhecer diferentes animais;
· Trabalhar com ficha técnica;
· Conhecer o Rio de Janeiro, cidade natal de Vinicius de Moraes;
· Trabalhar com a história dos Dinossauros.
CONTEÚDO:
· Interpretação oral
· Leitura de imagem
· Leitura do poema “As Borboletas”
· Biografia de Vinicius de Moraes
· Conhecer geograficamente o Rio de Janeiro
· Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
· História dos Dinossauros
DESENVOLVIMENTO:
· Confecção da Arca de Noé
· Apresentação da vida e obra “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes
· Audição das músicas do CD “Arca de Noé” de Vinicius de Moraes e Toquinho
· Utilização de poesias do livro “A Arca de Noé” para conteúdos interdisciplinares
· Construção de animais: Origami, Fantoches de palitos, Sucatas, Cartazes com recortes e colagem
· Aplicação da dinâmica dos sons dos animais
· Contação de histórias com recursos dos fantoches de palitos, livros, vídeos, audição de CD e dedoches
· Realização de brincadeiras: Senhor caçador, Coelhinho sai da toca, Seu lobo está?, Elefante colorido, Corre cutia...etc.
MATERIAL:
· Papel Lumi paper, pardo, cartolina e Collor set;
· Palitos;
· Sucatas;
· E.V.A.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua. O desenvolvimento dos alunos será acompanhado em todas as etapas do projeto, considerando o interesse, participação e valorização das criações individuais e coletivas.
PRODUTO FINAL:
Apresentação de uma das músicas do CD (escolhida pelas crianças) com a presença dos pais para prestigiarem a apresentação de seus filhos.
Exposição de ficha técnica dos animais trabalhados.
PLANO DE AULA
ALUNOS ATENDIDOS: 1° e 2° ano do Fundamental
PERÍODO: Abril
DURAÇÂO: Uma Semana
OBJETIVO:
· Trabalhar com o livro “Brincando na Arca de Noé” de Vinícius de Moraes;
· Desenvolver a consciência da importância da Leitura;
· Identificar Rimas;
· Trabalhar com Biografia;
· Trabalhar com a história do Rio de Janeiro;
· Trabalhar ficha técnica;
· Desenvolver o vocabulário;
· Trabalhar com poesia e poemas.
DESENVOLVIMENTO:
· Atividades de rodinha;
· Atividades de coordenação motora;
· Leitura da biografia de Vinícius de Moraes;
· Leitura da história do Rio do Janeiro;
· Atividades com jornais e revistas;
· Oficina: Confecção de ficha técnica e painéis;
· Trabalhar com poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.
POEMA: AS BORBOLETAS (Vinicius de Moraes)
Brancas, Azuis, Amarelas e Pretas
Brincam na luz, as belas borboletas.
Borboletas brancas
São alegres e Francas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz
As amarelinhas
São tão bonitinhas
E as pretas então
Oh! Que escuridão.
(O professor (a) escreve o poema no mural ou em folha de papel Kraft e lê várias vezes.)
PERGUNTAR AOS ALUNOS:
Ø Qual a cor que não aparece na poesia?
Ø O que essa cor representa?
Ø E as cores das borboletas?
PLANO DE AULA
Público Alvo
Ø Crianças de 6 a 7 anos. Ensino Fundamental I.
Perfil da turma
Ø 30 alunos, sendo, 14 meninas e 16 meninos.
Ø Com faixa etária de 6 anos;
Ø Diversidade de raça e culturas.
Características da escola
Ø Escola pública.
Ø Capacidade para 450 alunos.
Ø No entanto atende 550 crianças.
Ø Serve 2 refeições por dia.
Características da comunidade:
Ø Comunidade de baixa renda;
Ø Sendo que 50% estão abaixo da linha da pobreza.
Ø Cercada de violência, devido à presença de traficantes.
Ø Localizada no Jardim Mutinga, Cidade de Barueri, SP.
TEMA: “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.
Roda de Conversa
Ø Trabalhar o Poema.
Ø Ler a Biografia de Vinícius de Moraes
Ø Ler a história do Rio de Janeiro
Segunda-feira
Painel do Poema
· Ler o Poema “AS BORBOLETAS”
· Explicar o que são Rimas
· Fazer Painel
Terça-feira
Construir um mapa do Rio de Janeiro
· Contar a história do Rio de Janeiro
· Explicar que o autor do poema nasceu no Rio de Janeiro
· Explicar o que é um mapa
· Construir o mapa com os alunos
Quarta-feira
Construir um painel com a Biografia de Vinícius de Moraes
· Ler a Biografia
· Explicar o que é uma biografia.
· Apresentar fotos de Vinícius de Moraes.
· Fazer um painel da Biografia com os alunos.
Quinta-feira
Trabalhar com as Rimas
· Ler o Poema
· Mostrar as rimas
· Pedir aos alunos que façam algumas rimas
· Fazer um mural para expor para os pais
Sexta-feira
Relembrar tudo o que foi trabalhado
· Fazer uma exposição com todos os trabalhinhos
· Fazer os alunos contarem o que se lembram das aulas
JUSTIFICATIVA:
Esse tipo de aula tem como função ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, conhecer a literatura, conhecer outro estado e a biografia do autor do livro “Brincando na Arca de Noé.
MATERIAL DIDÁTICO:
Ø Papel cartão;
Ø Sulfites;
Ø Cartolina;
Ø EVA preto, branco, azul e amarelo.
AVALIAÇÂO:
Avaliaremos o desenvolvimento das crianças com relação as tarefas propostas, o comportamento para trabalhar em grupo, o interesse durante a roda da conversa e também a atenção para ouvir a explicação da professora e responder ao que lhe foi proposto.
BIBLIOGRAFIA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário