sábado, 17 de maio de 2014

Projeto

A Importância de trabalhar com Projetos
Para o professor é fundamental obter táticas para aplicar atividades para os alunos.
Trabalhar com projetos ajuda no desenvolvimento do aluno em vários aspectos e também ajuda o professor na hora da avaliação. A proposta de trabalhar com projetos se adéqua nas series de ensino fundamental, onde o aluno já tem a capacidade de junto ao professor escolher o tema que será trabalhado durante o ano letivo, podem ser utilizados temas da atualidade como: política, aquecimento global, preservação do meio ambiente, dentre outros.
Pode ser utilizadas atividades de ciências, como, elaborar uma receita de bolo, fazendo o passo a passo com os alunos e depois pedir para que os alunos elaborem um texto sobre o que foi realizado na aula, com isso o professor pode avaliar a escrita a gramática, como está o nível de raciocínio do aluno, entre outros.
É importante trabalhar com projetos, pois propicia ao professor e ao aluno benefícios como desenvolvimento pessoal, intelectual e de convivência, porém o professor deve elaborar com bastante cuidado para que não saia do contexto.


PROJETO: BRINCANDO NA ARCA DE NOÉ (VINICIUS DE MORAES)

Público Alvo: 6 e 7 anos
Séries: 1° e 2° anos
Tempo estimado para execução: 1(um) mês
Período: Abril
Disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História.

JUSTIFICATIVA:
Introduzir o prazer pela leitura implica em ler o mundo. O papel social pela leitura deve estar na prática pedagógica, o contato com esse tipo de obra pode oferecer bem mais que o universo ficcional, traz um mundo de riquezas culturais, onde a poesia traz novas dimensões para o leitor e pode ser usado na Alfabetização por estimular a criança nas descobertas das letras e sílabas.
O projeto “Brincando na arca de Noé com Vinicius de Moraes”, pretende um espaço para a exploração da linguagem poética, tornando nossa sala de aula um espaço encantador de trocas, afeto mútuo, fantasias, imaginação e cidadania.
Este projeto tem como finalidade principal de despertar na criança no período da Alfabetização o prazer pela leitura.
OBJETIVOS:
·         Adquirir o gosto pela poesia por meio da leitura de imagens;
·         Conhecer a biografia de Vinicius de Moraes e sua obra “A Arca de Noé”;
·         Ampliar o vocabulário;
·         Relacionar elementos da poesia com outros eixos de habilidades;
·         Reconhecer diferentes animais;
·         Trabalhar com ficha técnica;
·         Conhecer o Rio de Janeiro, cidade natal de Vinicius de Moraes;
·         Trabalhar com a história dos Dinossauros.
CONTEÚDO:
·         Interpretação oral
·         Leitura de imagem
·         Leitura do poema “As Borboletas”
·         Biografia de Vinicius de Moraes
·         Conhecer geograficamente o Rio de Janeiro
·         Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
·         História dos Dinossauros

DESENVOLVIMENTO:
·         Confecção da Arca de Noé
·         Apresentação da vida e obra “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes
·         Audição das músicas do CD “Arca de Noé” de Vinicius de Moraes e Toquinho
·         Utilização de poesias do livro “A Arca de Noé” para conteúdos interdisciplinares
·         Construção de animais: Origami, Fantoches de palitos, Sucatas, Cartazes com recortes e colagem
·         Aplicação da dinâmica dos sons dos animais
·         Contação de histórias com recursos dos fantoches de palitos, livros, vídeos, audição de CD e dedoches
·         Realização de brincadeiras: Senhor caçador, Coelhinho sai da toca, Seu lobo está?, Elefante colorido, Corre cutia...etc.

MATERIAL:
·         Papel Lumi paper, pardo, cartolina e Collor set;
·         Palitos;
·         Sucatas;
·         E.V.A.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será processual e contínua. O desenvolvimento dos alunos será acompanhado em todas as etapas do projeto, considerando o interesse, participação e valorização das criações individuais e coletivas.

PRODUTO FINAL:
Apresentação de uma das músicas do CD (escolhida pelas crianças) com a presença dos pais para prestigiarem a apresentação de seus filhos.
Exposição de ficha técnica dos animais trabalhados.

PLANO DE AULA

ALUNOS ATENDIDOS: 1° e 2° ano do Fundamental
PERÍODO: Abril
DURAÇÂO: Uma Semana

OBJETIVO:
·          Trabalhar com o livro “Brincando na Arca de Noé” de Vinícius de Moraes;
·          Desenvolver a consciência da importância da Leitura;
·          Identificar Rimas;
·          Trabalhar com Biografia;
·          Trabalhar com a história do Rio de Janeiro;
·          Trabalhar ficha técnica;
·          Desenvolver o vocabulário;
·          Trabalhar com poesia e poemas.
DESENVOLVIMENTO:
·         Atividades de rodinha;
·         Atividades de coordenação motora;
·         Leitura da biografia de Vinícius de Moraes;
·         Leitura da história do Rio do Janeiro;
·         Atividades com jornais e revistas;
·         Oficina: Confecção de ficha técnica e painéis;
·         Trabalhar com poesia “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.

POEMA:  AS BORBOLETAS (Vinicius de Moraes)
Brancas, Azuis, Amarelas e Pretas
Brincam na luz, as belas borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e Francas

Borboletas azuis
Gostam muito de luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

E as pretas então
Oh! Que escuridão.
(O professor (a) escreve o poema no mural ou em folha de papel Kraft e lê várias vezes.)
PERGUNTAR AOS ALUNOS:
Ø  Qual a cor que não aparece na poesia?
Ø  O que essa cor representa?
Ø  E as cores das borboletas?

PLANO DE AULA
Público Alvo
Ø  Crianças de 6 a 7 anos. Ensino Fundamental I.
Perfil da turma
Ø  30 alunos, sendo, 14 meninas e 16 meninos.
Ø  Com faixa etária de 6 anos;
Ø  Diversidade de raça e culturas.
Características da escola
Ø  Escola pública.
Ø  Capacidade para 450 alunos.
Ø  No entanto atende 550 crianças.
Ø  Serve 2 refeições por dia.
Características da comunidade:
Ø  Comunidade de baixa renda;
Ø  Sendo que 50% estão abaixo da linha da pobreza.
Ø  Cercada de violência, devido à presença de traficantes.
Ø  Localizada no Jardim Mutinga, Cidade de Barueri, SP.

TEMA: “As Borboletas” de Vinícius de Moraes.
Roda de Conversa
Ø  Trabalhar o Poema.
Ø  Ler a Biografia de Vinícius de Moraes
Ø  Ler a história do Rio de Janeiro
Segunda-feira
Painel do Poema
·         Ler o Poema “AS BORBOLETAS”
·         Explicar o que são Rimas
·         Fazer Painel
Terça-feira
Construir um mapa do Rio de Janeiro
·         Contar a história do Rio de Janeiro
·         Explicar que o autor do poema nasceu no Rio de Janeiro
·         Explicar o que é um mapa
·         Construir o mapa com os alunos
Quarta-feira
Construir um painel com a Biografia de Vinícius de Moraes
·         Ler a Biografia
·         Explicar o que é uma biografia.
·         Apresentar fotos de Vinícius de Moraes.
·         Fazer um painel da Biografia com os alunos.
Quinta-feira
Trabalhar com as Rimas
·         Ler o Poema
·         Mostrar as rimas
·         Pedir aos alunos que façam algumas rimas
·         Fazer um mural para expor para os pais
Sexta-feira
Relembrar tudo o que foi trabalhado
·         Fazer uma exposição com todos os trabalhinhos
·         Fazer os alunos contarem o que se lembram das aulas

JUSTIFICATIVA:
Esse tipo de aula tem como função ajudar os alunos a ampliar o vocabulário, conhecer a literatura, conhecer outro estado e a biografia do autor do livro “Brincando na Arca de Noé.

MATERIAL DIDÁTICO:
Ø  Papel cartão;
Ø  Sulfites;
Ø  Cartolina;
Ø  EVA preto, branco, azul e amarelo.

AVALIAÇÂO:
Avaliaremos o desenvolvimento das crianças com relação as tarefas propostas, o comportamento para trabalhar em grupo, o interesse durante a roda da conversa e também a atenção para ouvir a explicação da professora e responder ao que lhe foi proposto.





BIBLIOGRAFIA:
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, PLT- Aprendizagem Baseada em Projeto MORAES, Vinícius. Brincando na Arca de Noé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário